Programa Carta da Terra em Ação

Formação de Agentes Socioambientais Urbanos:
um fazer experimentando o novo

Na formação de Agentes Socioambientais Urbanos o convite é para transformar São Paulo. Com este sonho, mais do que o juntar temas e provocações pertinentes, procuramos estruturar o dia a dia do curso para experimentarmos juntos a coletividade: nos responsabilizarmos, compartilharmos, dialogarmos, repensarmos, construirmos… e deste coletivo tirarmos força, ideias e parcerias. Compreendemos que para isso a diversidade de olhares sobre a cidade e a oportunidade de ver e rever conteúdos que nos embasem e instiguem foi fundamental.

Pensando nisso, estruturamos um curso de 100 horas/atividade em um Módulo Introdutório e 5 Ciclos de Aprendizagem: Cidade de São Paulo, Bases para atuação socioambiental, Ferramentas para a atuação socioambiental, Práticas Integrativas e Experiências de transformação na cidade. Cada um trará elementos que, combinados, trazem uma teia de possibilidades de atuação para a transformação socioambiental para a cidade.

Eles aparecem na programação de forma embaralhada, não sequencial, sendo um convite ao aprendizado em espiral. Como nos diz Morrin (2003), o espiral traz um aprendizado constante e retroalimentado, possível de ser revisto e reconstruído sobre bases anteriores.

Olharemos a cidade e a nós mesmos nesse espiral: diferentes elementos da cidade, pontos de vista e comportamentos serão apresentados nesta programação diversa e, neste ver e rever, teremos a oportunidade de que cada um se perceba no caminhar e seja tocado pela proposta de ser parte de um coletivo de transformação.

Os 5 Ciclos de aprendizagem:

Bases para a Atuação Socioambiental é um ciclo curto mas fundamental. São quatro encontros para nos estimular a questionar nossas bases, revê-las, ampliá-las e nos apropriarmos de um discurso e de uma prática mais aprofundados e embasados.

O conjunto de oito encontros que compõe o ciclo Cidade de São Paulo trará alguns dos principais temas da vida urbana do nosso município. Junto a cada tema conheceremos um olhar sobre a cidade e seus diferentes pontos de vista. O objetivo é enxergarmos São Paulo como um organismo único e complexo, estimulando os participante a pensar uma atuação que, mesmo quando sobre um único tema ou ponto de vista, considere a cidade e seus conflitos por inteiro.

Ferramentas de Atuação Socioambiental também é um ciclo bastante expressivo na programação. Com oito encontros pretendemos trazer algumas “formas de fazer” socioambiental que garanta consistência e sustentabilidade às ações. Do planejamento ao aprendizado do diálogo, vamos conhecer e ampliar a caixa de ferramentas para nossa atuação.

O ciclo Experiências de Transformação na cidade será mais que diverso. Ora no período regular do curso, ora aos sábados, ora debates de ideias, o ciclo trará diferente formas e espaços de intervenção na cidade com o objetivo de ampliarmos o que é uma atuação socioambiental e as muitas iniciativas possíveis e florescendo por São Paulo.

Nesta teia de ciclos, elementos, conteúdos e reflexões, o ato ou efeito de integrar, de tornar inteiro, ocorre pelo ciclo Práticas Integrativas. Elas estão em quase todos encontros e tem como objetivo integrar as dimensões emocional, mental, física e espiritual, promovendo a abertura e o envolvimento para o aprendizado.