Programa Carta da Terra em Ação

Para finalizar a Formação de Agentes Socioambientais Urbanos cada participante executa, em um prazo de três meses, uma ação socioambiental no espaço urbano de São Paulo. A Ação marca o encerramento do curso e o início de um processo de aprendizagem que não termina: ser agente de transformação da cidade.
O resultado de uma formação de mais de 100 horas é apresentado ao coletivo, trazendo aos que fizeram parte deste processo as inúmeras possibilidades que a Educação Ambiental e a complexidade da cidade colocam aos que pretendem transformar São Paulo em uma cidade Sustentável e Educadora.
As inúmeras fragilidades da cidade combinadas às muitas temáticas que fazem parte do curso, junto à diversidade de experiência dos participantes transformam o caos da cidade em oportunidade de ação. As ações que são desenvolvidas ao longo do curso normalmente partem da afinidade do participante com um tema e/ou uma região da cidade e adquirem a dimensão de ações educativas e transformadoras ao se relacionarem com o território. Ou seja, a ação não precisa ser grande e audaciosa, mas precisa assumir seu caráter territorial: político, imbuído de identidade e pertencimento
O que faz com que uma ação de conclusão seja passível de obtenção do certificado? Seu potencial multiplicador e a forma ampla e abrangente de olhar e intervir na realidade da nossa cidade. Aprendemos juntos que cada pequena ação deve conter a cidade toda e o sonho de transformá-la!

Confira algumas ações:


Empoderamento de Mulheres no Jd. Jaqueline


Realizadora: Mariana Lopez Expósito
Objetivo: Promover, por meio de oficinas de costura, o fortalecimento e resgate do sagrado feminino junto ao público da Associação de Bairro do Jardim Jaqueline.
Público alvo: Mulheres moradoras do bairro Jardim Jaqueline (subprefeitura do Butantã).