Programa Carta da Terra em Ação

Publicado às 16:57 por Carta da Terra em Ação in , , , ,
Treze turmas de carteiros do Programa Carta da Terra em Ação

Para iniciar o seu nono ano, o Programa Carta da Terra em Ação reuniu as treze turmas, no dia 25 de janeiro, em um encontro na UMAPAZ, fortalecendo a rede que busca transformar São Paulo em uma cidade mais sustentável e educadora. Foi um momento de celebração, partilha e integração entre os Agentes Socioambientais Urbanos vindos de diversos lugares e tempos para o reencontro do novo momento de hoje.

Guiado pela metodologia de “Partilha em Círculos”, inspirada no World Café, o encontro propiciou um ambiente de conexão e reconexão e a integração das 13 turmas formadas pelo Programa. Diferentes tempo e contextos estiveram juntos com uma mesma motivação: fortalecer a rede de transformação socioambiental na cidade de São Paulo.

Os carteiros puderam rever a sua história pessoal junto ao programa, a turma que participaram, as vivências marcantes e a influência do Carta junto à sua trajetória pessoal. Partilharam suas visões da cidade, evidenciando a diversidade de percepções e os desafios comuns na atuação sob o território. Em todos, vibra a disposição e a vontade de ampliar a atuação e de se conectar à essa rede.

Nesses nove anos, a parceria do Programa Metodologias Integrativas com o Programa Carta da Terra em Ação se fortaleceu. A Dança Circular faz parte da essência do Carta e é uma ferramenta que busca integrar as dimensões emocional, mental, física e espiritual e promover um real envolvimento.

Por isso, fazendo a costura dos conteúdos e das reflexões, a Dança Circular convidou os participantes para entrarem no clima do reencontro e retomarem os movimentos da dança que marcou muitas turmas de carteiros. No círculo, cada um era parte de um desenho maior, uma pétala de uma grande flor, aproximando sabedorias e olhares.

É essa rede diversa, que partilha e transforma, que o Programa Carta da Terra em Ação deseja ampliar. Com esse encontro abrimos o espiral de 2017 para que novos Agentes Socioambientais Urbanos façam parte.

Fiquem atentos, a Turma 14 vem aí!