Programa Carta da Terra em Ação

Publicado às 15:25 por Débora
Empoderamento, ocupação, engajamento, direitos, deveres. Participação. Esses termos tornaram-se palavras-chave na busca do bem-estar da sociedade.
Mas e você, como você ativa sua cidadania?

Chegando à sua quarta edição, o Seminário Educação Ambiental semeando a Cidade Educadora traz para o centro da discussão a Participação Social como ferramenta articuladora das transformações urbanas.

Para o Programa Carta da Terra em Ação, que vê na complexidade da cidade seu maior desafio e oportunidade, é comum percebermos, naqueles que trabalham na transformação urbana, a inquietação quanto às formas de participação e o desejo em fomentá-las para que se efetivem enquanto valioso instrumento de construção de um ambiente urbano mais equilibrado e justo.

Neste encontro, nossos convidados Xixo Piragino (Escola de Governo) e Bruno Gomes (Agenda Pública) partem da institucionalização da participação social e da observação do engajamento coletivo, como formas de contribuição ativa da sociedade para a definição de políticas sociais e serviços públicos.

Reforçando a cidadania como prática, três movimentos exemplificam diferentes modos e graus de participação social. Tatiana Montório, mestre em Políticas Públicas pela UFABC, traz uma reflexão sobre o Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Mariana Belmont, do Projeto Imargem (a confirmar), traz a arte como instrumento para intervenção e interlocução contra o isolamento de comunidades; e Regina Bortotto, do Movimento pela Reapropriação da Fábrica de Cimento de Perus, conta a história de luta dessa comunidade frente às questões urbanas urgentes deste território.

Em manifestações, na arte, na luta, em reuniões ou plenárias, é na rua que se faz o uso das coisas! Venha aprofundar a discussão sobre Participação Social, criando e recriando a participação de maneira diferente em diferentes espaços.

Para se inscrever, acesse e preencha o formulário clicando aqui.

Serviço: IV Seminário Educação Ambiental semeando a Cidade Educadora
Data: 23 de novembro, das 8h30 às 13h
Local: Av. Quarto Centenário, 1268 - Portão 7A - Parque Ibirapuera - Sede da Umapaz
Informações e Contato: cartadaterra@prefeitura.sp.gov.br
Capacidade Máxima: 150 pessoas
Entrada grátis