Programa Carta da Terra em Ação

Publicado às 19:07 por Débora

Aprofundando temas que já fazem parte do curso, o Carta da Terra em Ação disponibiliza debates com especialistas das duas áreas.


Nas duas próximas terças-feiras, 7 e 14 de julho, o Programa Carta da Terra em Ação, realizado pela Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ), promove dois debates abertos. Ambos acontecem na sede da UMAPAZ, no Ibirapuera, das 19h às 22h. Com intuito de aprofundar temas do programa, serão apresentadas teorias e técnicas convergentes com a ideologia de uma cidade mais cooperativa, justa e sustentável.


O convite é para discutir dois elementos fundamentais na construção desta cidade: a produção de alimentos, com foco na Agroecologia e nos orgânicos, e o papel da escola como irradiadora de novas relações entre a educação e sociedade. Os temas escolhidos fazem parte da agenda do Carta da Terra, entrando em sintonia com o pensamento de uma cidade sustentável e educadora.


No dia 7, três convidados apresentam ações relacionadas à Agroecologia e a produção de alimentos orgânicos em São Paulo. Como convidados estão Valéria Macoratti, Diretora da Cooperapas, Paulo Fonseca, Biólogo e Luiz Henrique Bambini de Assis, assessor do Departamento de Alimentação Escolar, da Secretaria Municipal de Educação. Respectivamente, os debatedores irão apresentar experiências na produção orgânica, nas técnicas e teorias sobre agroecologia e na incorporação pelo município dos produtos orgânicos na merenda escolar, integrando tudo isso em um sistema possível e coerente para sociedade.


Já no dia 14, mais três convidados se debruçam na discussão sobre Educação Integral, entendendo que esse é um meio concreto para que o indivíduo construa sua educação em diferentes espaços, indo além da escola e da família. Os convidados da noite são Maria do Pilar Lacerda, conceituada especialista na área de educação integral, Ana Elisa Siqueira, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Amorim Lima e Andreia Tolentino, diretora de Projetos Especiais da Diretoria Regional Educação (DRE) Butantã.
As palestras são gratuitas e não é necessária inscrição. Venha debater!



Debates: 
Agroecologia e a produção de orgânicos em São Paulo
Educação Integral como política pública

Data e horário:
Dias 7 e 14 de julho, das 19h às 22h
Local: Sede da UMAPAZ – Parque Ibirapuera
Av. Quarto Centenário, 1268. Acesso pelo portão 7A. - Estacionamento no local